top of page
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Pinterest Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

A influência da postura vitoriosa na entrevista de emprego

  • Foto do escritor: Luísa Almeida
    Luísa Almeida
  • 28 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

Conheça os efeitos benéficos de adotar posturas vitoriosas antes de ir a uma

entrevista de emprego.



postura mulher maravilha no trabalho
Google Imagem

.


Efeito super-herói

O interessante disso tudo é que este tipo de linguagem através do corpo não foi algo simplesmente inventado é algo que nos acompanha no processo evolutivo.

Quando você pensa em um super herói, qual é a primeira postura que lhe vem à cabeça? Um herói, com as mãos na cintura e o peito inclinado para a frente não é mesmo? A pose é típica de personagens heroicos.



postura super heroi
Google imagem

Quando torcedores comemoram um gol em um jogo de futebol, o gesto mais típico deles é erguer os braços pro alto, não é mesmo? Nos códigos da linguagem corporal, a pose dos super-heróis representa autoconfiança e coragem, e erguer os braços pro alto é uma característica típica de um vencedor.



Google Imagem

Isso não é algo aleatório. É algo que nos acompanha por muitos milhares de anos. Até mesmo os animais como os gorilas, batem no peito e erguem os braços pra cima demonstrando poder.


Vamos aos benefícios!


Pesquisas comprovam


Existem estudos da Universidade Harvard que comprovam essas análises. A pesquisadora Amy J. C. Cuddy, fez um estudo comprovando os efeitos benéficos de adotar posturas vitoriosas para conquistar objetivos. Você pode assistir sua palestra no TED no Youtube.


Eles realizaram uma experiência antes das pessoas irem até uma entrevista de emprego. Elas eram eram divididas em grupos. Um dos grupos as pessoas faziam poses que demonstravam fraqueza - como juntar os braços, se encolher - e o outro grupo estendiam os braços em posição de vitória, como os jogadores de futebol que falamos acima.


O que você acha que aconteceu? Pasmem, mas o resultado foi que as pessoas que levantavam os braços antes de ser entrevistadas, foram a maioria recrutadas!


Não é incrível o que nosso cérebro entende e trabalha em favor dos nossos gestos corporais?


Postura vitoriosa como diferencial na entrevista de emprego


Autoconfiança na entrevista de emprego é fundamental

Hoje trabalho e recolocação no mercado é super concorrido. Qualquer diferencial principalmente nas suas atitudes também ajudam a mostrar que você é ideal para a vaga de emprego que está concorrendo.


Pode parecer bobagem, mas a verdade é que essa atitude simples tem o poder de disparar um gatilho mental que tem efeito imediato em nossa autoestima. Olha que incrível!


Faça o teste:

Postura de vitória: Antes de sair de casa ou até mesmo no local da entrevista (vá ao banheiro uns minutos antes) levante os braços para cima por 2 minutos como se já estivesse comemorando sua aprovação para o emprego.


Postura mulher-maravilha: Seu momento super-herói é agora! Coloque os braços na cintura, eleve o queixo, peito pra frente e fique nesta posição também por 2 minutos. Se quiser pense em frases positivas e de afirmação.


Por favor me conta o que sentiu! :)


Você lendo este artigo agora tem uma vantagem a mais dos seus concorrentes! Você sabe que usar a postura para fortalecer sua autoconfiança antes, pode gerar a tão sonhada vaga.

Se você já está empregado, aproveite a postura vitoriosa para aplicar no seu ambiente corporativo. Apresentação de um projeto para o cliente, reuniões, palestras e qualquer outra situação que exija de você autoconfiança.


Use a mente e o corpo ao seu favor e brilhe! Estou aqui sempre torcendo por você :)

Esse artigo te ajudou em algo? Você pode comentar aqui pra mim o que achou! Pra isso é só se inscrever no meu blog para ter acesso aos comentários. Bjos da Lu

Comentários


ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Obrigada! Tenho muita coisa legal para você

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Pinterest Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

© Blog Consultoria de Imagem Corporativa. Orgulhosamente criado por Luísa Almeida

bottom of page